Oferecimento

Gol e Azul: quando foram fundadas? Para onde voam? Saiba mais sobre as empresas

Empresas selaram um acordo preliminar para estudar a viabilidade de unir os seus negócios

16 jan 2025 - 11h51

O Grupo Abra, que é o investidor majoritário da Gol e da Avianca, anunciou na quarta-feira, 15, ter firmado um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla conhecida no mercado) para explorar a combinação de seus negócios com a Azul. Se efetivado, o acordo valerá para os voos nacionais, regionais e internacionais.

A fusão, segundo o fato relevante ao mercado divulgado nesta quarta, dependerá da recuperação judicial da Gol. A companhia aérea fundada por Nenê Constantino não terá assento na nova empresa, já que o negócio está sendo tocado pela Abra, sua controladora. Segundo anunciado, a nova empresa, se efetivada, terá três conselheiros da Abra, três da Azul e três independentes.

Publicidade

Se a união se concretizar, as duas empresas terão 60% do mercado, operando, juntas, mais de 320 aeronaves. Atualmente, a Gol e Azul mantém mais de 60 acordos comerciais com outras aéreas, entre codshares (quando há compartilhamento de código), e interline, quando os códigos não são compartilhados, porém, há a possibilidade de venda de passagem pela empresa parceira.

Em resumo, juntas, Azul e Gol permitem que os clientes possam escolher origens e destinos para mais de 500 aeroportos ao redor do mundo, por meio de suas parcerias. Conheça um pouco mais sobre cada uma abaixo.

A empresa também mantém acordos globais, tais como os firmados com a United, Jet Blue e TAP, oferecendo conexões para os EUA, Europa e África. Ela se tornou uma companhia de capital aberto em, 2017, quando suas ações começaram a ser negociadas nas bolsas do Brasil (B3) e de Nova York (NYSE).

A empresa diz ser a maior companhia aérea do Brasil em número de partidas e cidades atendidas, com 1.000 voos diários para mais de 160 destinos. Sua frota operacional é de mais de 180 aeronaves.

Publicidade

Seu atual CEO é John Rodgerson, um dos cofundadores da empresa. Neeleman preside o Conselho de Administração.

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se