Oferecimento

Golpe da multa falsa: Saiba como identificar e se prevenir da fraude

Criminosos têm utilizado método para extorquir motoristas; entenda como funciona

29 mai 2023 - 05h00
Trânsito na Marginal Pinheiros, próximo à Ponte Estaiada, na zona sul da capital paulista.
Trânsito na Marginal Pinheiros, próximo à Ponte Estaiada, na zona sul da capital paulista.
Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO

O número de golpes aplicados diariamente é algo difícil de calcular, isso porque os golpistas estão cada vez mais profissionais e têm utilizado de vários métodos para extorquir as pessoas. Um dos golpes em alta no momento é o da falsa multa de trânsito.

Embora não seja um golpe novo, a fraude tem funcionado em razão da artimanha dos golpistas, que fazem a situação parecer verdadeira. Os criminosos tiram foto do veículo em via pública, registram o dia, o horário, a data e depois enviam a falsa multa para residência do condutor.

Publicidade

O envio da multa é feito após os bandidos buscarem os dados do condutor pelo número da placa do automóvel. Os boletos chegam e as pessoas ficam em dúvida se devem pagar ou não e, por medo de acumular dívida ou ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa, realizam o pagamento.

Para evitar cair neste tipo de golpe, os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) criaram um alerta em seus respectivos sites estaduais. O órgão responsável pelas fiscalizações na esfera estadual informa que os motoristas podem receber esta tentativa de golpe disfarçada de infração por várias supostas irregularidades.

Por isso, é necessário se atentar ao receber qualquer notificação de trânsito e, em caso de dúvidas, acessar o portal do Detran em seu Estado e consultar a situação do veículo e CNH do(a) condutor(a) para confirmar a hipótese de infração cometida.

“Caso não conste nenhuma infração em seu cadastro ou haja evidências de fraude no boleto, o condutor deve fazer a denúncia ao referido órgão, além de acionar a polícia para as investigações na esfera criminal”, indicou em nota enviada ao Terra o Detran-SP.

Publicidade

Dicas para evitar cair na fraude

► Os motoristas que eventualmente desconfiarem serem vítimas de boletos falsos de multas devem checar qual órgão de trânsito está indicado no documento e verificarem junto ao respectivo a procedência do documento.

► Antes de efetuar o pagamento, o proprietário deve consultar no portal do Detran as infrações de trânsito registradas para o veículo por meio do número da placa e Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor).

► O motorista deve ficar atento, pois, quando uma infração é registrada a um veículo, primeiro o proprietário recebe uma notificação de autuação, com campo para indicação do condutor.

Fonte: Redação Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações