A Serasa se tornou alvo de golpistas, tirando do ar 18,5 mil páginas e dando orientações para evitar os golpes.
O Serasa se tornou uma das marcas mais visadas por golpistas que atuam nas redes sociais, de acordo com a empresa. Apenas este ano, a empresa já tirou do ar 18,5 mil páginas, sendo que pelo menos 6 mil contaram com denúncias registradas por consumidores lesados. Veja as orientações da empresa para evitar cair nesse tipo de golpe.
Cuidado com promessas de nome limpo e score alto
Promessas enganosas para elevar a pontuação de Score ou ofertas milagrosas para limpar o nome são as preferidas dos golpistas de internet, sempre com imagens apelativas, mensagens chamativas e senso fake de urgência, gerando ansiedade no público: “Os criminosos mentem que são representantes da Serasa ou garantem ter um ‘contato quente’ dentro da empresa”, afirmou Patrícia Camillo, gerente de prevenção a fraudes da Serasa.
Ao perceber anúncios ou publicações suspeitas, o primeiro passo é verificar a autenticidade da página. No caso de links, certifique-se de que o site começa com essas cinco letras, dois pontos e duas barras – https://. Procure também pelo ícone de cadeado na barra de domínio.
Golpes podem utilizar inteligência artificial
Em 2024 houve um aumento no volume de vídeos manipulados com inteligência artificial que forjam imagem e voz de pessoas famosas como celebridades e jornalistas. Neste tipo de golpe, os fraudadores oferecem acordos fictícios e descontos agressivos para atrair usuários mais vulneráveis, justamente os que estão em busca de reorganizar suas finanças. O perfil original do Serasa nas redes sociais tem o selo de verificado, verifique se ele está presente na página. Na dúvida, não forneça seus dados pessoais.
Como denunciar perfis falsos ao Serasa
A Serasa recebe denúncias por diversos canais. Além do Canal de Denúncias disponível no site e no aplicativo para celulares com sistemas Android, a empresa também oferece um canal direto para denúncias de fraudes no webchat da Central de Ajuda e em seu WhatsApp oficial com o número (11) 9 9575-2096.
“Ao denunciar, o consumidor evita que outros brasileiros sofram os mesmos constrangimentos ou prejuízos”, disse Pedro Santos, especialista em segurança da informação da empresa.
(*) Mariana Rodrigues é jornalista com especialização em economia.