Oferecimento

Google é a marca mais poderosa do mundo, diz pesquisa

Levantamento com as cem maiores empresas por valor de mercado inclui duas companhias brasileiras, Ambev e Petrobras

25 jul 2014 - 10h30

O Google é a marca mais forte do mundo em 2014, de acordo com uma pesquisa feita pela consultoria de marketing FutureBrand. O levantamento engloba as cem empresas com maior valor de mercado e as classifica conforme a percepção de força das marcas.

Logo da Google na entrada do escritório da empresa em Toronto, Canadá, 5 de setembro de 2013. O Google ofereceu novas concessões com o objetivo de encerrar uma investigação de três anos sobre reclamações de que a empresa bloqueia competidores e para evitar uma possível multa de 5 bilhões de dólares, disse a Comissão Europeia nesta segunda-feira.
Logo da Google na entrada do escritório da empresa em Toronto, Canadá, 5 de setembro de 2013. O Google ofereceu novas concessões com o objetivo de encerrar uma investigação de três anos sobre reclamações de que a empresa bloqueia competidores e para evitar uma possível multa de 5 bilhões de dólares, disse a Comissão Europeia nesta segunda-feira.
Foto: Chris Helgren / Reuters

Além do Google, o top dez inclui mais quatro empresas de tecnologia: Microsoft (2º lugar), Apple (4º), Intel (6º) e IBM (10º). Também estão no top dez Walt Disney (3º), Samsung (5º), Toyota (7º), Johnson & Johnson (8º) e Unilever (9º).

Publicidade

Duas empresas brasileiras estão no ranking: a Ambev aparece na 27ª posição e a Petrobras, na 60ª.

A pesquisa aponta que o valor de mercado de uma empresa não está diretamente relacionado ao poder de sua marca. A Ambev, por exemplo, é a 58ª maior empresa em valor de mercado, mas a 27ª por valor de marca. O Google, líder do ranking de marca mais poderosa, é a terceira em valor de mercado.

Segundo a FutureBrand, a diferença entre o valor de mercado de uma empresa e a percepção de força de sua marca demonstra que mesmo empresas bem-sucedidas precisam balancear decisões sobre a sua importância e a sua atividade no mundo, além de gerar lucro para os acionistas.

A pesquisa da FutureBrand foi feita com 3.030 consumidores de 17 países, incluindo o Brasil.

Publicidade

Confira os primeiros lugares no ranking da FutureBrand sobre as marcas mais poderosas do mundo:

Posição Empresa
1 Google
2 Microsoft
3 Walt Disney
4 Apple
5 Samsung
6 Intel
7 Toyota
8 Johnson & Johnson
9 Unilever
10 IBM
11 Facebook
12 Boeing
13 Sabic
14 Visa
15 Nestlé
16 Mastercard
17 Volkswagen
18 General Eletric
19 Gilead Sciences
20 AbbVie
27 Ambev
60 Petrobras
Fonte: Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se