Oferecimento

Governo autoriza Bolt a testar importação de energia elétrica da Venezuela

10 jan 2025 - 10h40

O governo autorizou a realização de testes para início de importação de energia elétrica da Venezuela pela comercializadora e geradora de energia Bolt, de acordo com um comunicado do Ministério de Minas e Energia.

A liberação ocorreu em reunião Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) realizada na quinta-feira.

Publicidade

No fim de 2023, o CMSE chegou a autorizar a Âmbar Energia a importar energia da Venezuela, mas a licença expirou.

A autorização para a Bolt agora segue para apreciação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conforme rito legal, apontou o ministério.

Nos últimos anos, a Bolt e outras empresas, como Âmbar Energia e Eneva, foram habilitadas pelo governo brasileiro a realizar importação de energia da Venezuela, mas as operações não chegaram a efetivamente acontecer, uma vez que testes técnicos nas instalações que conectam os países ainda estavam pendentes.

O governo Lula anunciou a retomada da importação de energia da Venezuela no fim de 2023 com a intenção de reduzir custos com suprimento de Roraima, Estado que não recebe energia da rede elétrica nacional. Os consumidores de Roraima dependem de geração termelétrica local, com combustível subsidiado pela Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) -- principal encargo cobrado na conta de luz de todos os consumidores do país, com valores bilionários.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações