BRASÍLIA - O governo confirmou nesta quarta-feira, 22, o nome de Clayton Luiz Montes para comandar a Secretaria de Orçamento Federal (SOF) do Ministério do Planejamento e Orçamento. O despacho com a nomeação foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
Montes, que é servidor de carreira, já exercia o cargo de secretário substituto de Orçamento desde julho do ano passado, após a saída de Paulo Bijos. Como revelou o Estadão, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) forçou a saída de Bijos do cargo ao convocá-lo para a retornar ao seu posto na Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira (Conof).
Como mostrou a reportagem na ocasião, ofício de Lira pegou de surpresa o Ministério do Planejamento, incluindo a ministra Simone Tebet. A renomeação era uma prerrogativa do chefe da Casa, tendo em vista que Bijos era um servidor cedido pelo Legislativo, mas tratou-se de movimento incomum, sobretudo por ter sido feito à revelia do ministério.
Analista de Planejamento e Orçamento desde 1998, Montes atuou na SOF, entre outras funções, como diretor do Departamento de Programas da Área Econômica e Diretor do Departamento de Programas das Áreas Social e Especial. Ele também foi subsecretário de Gestão Orçamentária e secretário-adjunto de Orçamento Federal.
É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia e tem especialização em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).