O Ministério da Fazenda vai elevar sua projeção oficial para o crescimento do PIB este ano para 1,9%, de 1,6% estimado em março, afirmaram duas fontes com conhecimento do assunto à Reuters.
A projeção para o crescimento da atividade em 2024 será mantida em 2,3%.
A estimativa oficial para o Produto Interno Bruto tem impacto sobre a programação orçamentária do governo. A Fazenda deve divulgar, na segunda-feira, uma reprogramação das receitas e despesas do Orçamento de 2023.
Economistas de mercado projetam um crescimento de 1% do PIB este ano, com alta de 1,4% em 2024, segundo o mais recente relatório Focus do Banco Central.
Embora menos otimistas que o governo, os economistas revisaram seus números para cima nas últimas semanas, antecipando desempenho mais forte do que o esperado no setor agrícola e resiliência no setor de serviços.
No entanto, o Banco Central, que anteriormente projetava alta de 1,2% do PIB neste ano, afirmou recentemente que o cenário econômico geral não sofreu mudanças significativas, antecipando um crescimento mais vigoroso no primeiro trimestre, impulsionado principalmente pela produção agrícola, seguida de moderação na atividade econômica.
Procurado pela Reuters, o Ministério da Fazenda não se manifestou imediatamente sobre os números.