A venda de novos pacotes com datas flexíveis da empresa Hurb (antigo Hotel Urbano) foi suspensa temporariamente devido a irregularidades encontradas nas práticas comerciais da companhia. A suspensão vale apenas para a venda dos chamados pacotes flexíveis, categoria em que não há uma data fixa para a realização da viagem. Os demais serviços da empresa continuam disponíveis para os clientes.
A medida foi tomada nesta segunda-feira, 29, pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) como forma de proteção aos consumidores. O objetivo é garantir a resolução dos problemas antes que novas vendas sejam realizadas.
Segundo o governo, a suspensão será mantida até que o Hurb apresente um plano concreto de resolução dos contratos atualmente em vigor, além de comprovar que as falhas identificadas foram corrigidas. A empresa também está sujeita a multa diária de cinquenta mil reais, caso não cumpra as exigências estabelecidas pela Senacon, além de outras sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor.
Hurb em crise com o consumidor
Nos últimos meses aumentaram expressivamente os relatos de clientes da companhia em todo o Brasil por problemas como: cancelamentos de viagens sem aviso prévio, atraso no pagamento a hotéis e falta de assistência em casos de problemas durante a viagem e hospedagem. A Senacon recebeu diversas denúncias de consumidores que adquiriram pacotes turísticos do Hurb e perceberam divergências entre o que foi ofertado e o que foi entregue.
Essas situações geraram insatisfação e prejuízo aos clientes. Até abril deste ano, já foram mais de 11 mil reclamações na plataforma. Em todo o ano de 2022, foram registradas 12.764 queixas. O índice de resolução caiu de 64,77% no ano passado para 48,05% em 2023.