Oferecimento

Grécia pagou dívida com recursos no FMI, diz autoridade

Pagamento de 750 milhões de euros foi realizado com depósitos em contas do governo no Fundo, segundo fontes

12 mai 2015 - 09h40
Bandeira da Grécia próxima a estátua do filósofo Sócrates, em Atenas
Bandeira da Grécia próxima a estátua do filósofo Sócrates, em Atenas
Foto: Yannis Behrakis / Reuters

A Grécia usou suas reservas emergenciais depositadas no Fundo Monetário Internacional (FMI) para fazer o crucial pagamento de 750 milhões de euros (US$ 839 milhões) em dívida ao FMI na segunda-feira, disseram duas autoridades do governo nesta terça-feira.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Publicidade

Com Atenas quase esgotando seus recursos e ainda longe de um acordo com seus credores internacionais, havia dúvidas sobre se o governo liderado pela esquerda pagaria ao FMI ou optaria por poupar dinheiro para pagar salários e aposentadorias ainda neste mês.

Países-membros do FMI têm duas contas no fundo - uma na qual são depositadas suas cotas anuais e uma que pode ser utilizada para emergências.

Uma autoridade disse à Reuters que Atenas usou cerca de 650 milhões de euros da segunda conta para fazer o pagamento.

"Fizemos uso de dinheiro em nossa conta no fundo", disse a autoridade, que solicitou anonimato. "O governo também usou cerca de 100 milhões [de euros] de suas reservas em dinheiro".

Publicidade

Feito um dia antes, o pagamento aliviou temores imediatos de um calote grego, mas o ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, afirmou na segunda-feira que a situação de liquidez é "terrivelmente urgente" e um acordo para liberar mais recursos é necessário nas próximas semanas.

Grécia anuncia parceria com OCDE para reativar economia
Video Player
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se