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Guia antifraude para o Natal: 4 dicas para consumidores ficarem em alerta

99Pay, conta digital da 99, elencou algumas orientações para ajudar quem vai às compras no Natal a não cair em golpes financeiros

18 dez 2024 - 12h57
(atualizado às 13h01)

O Natal é uma das datas mais importantes para o varejo. Segundo pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo, 46% dos brasileiros pretendem comprar um presente no Natal. A data movimenta o comércio em geral, mas, ao mesmo tempo, acaba atraindo fraudadores dispostos a aplicarem golpes financeiros pela internet.

Durante o período, criminosos aproveitam o alto volume de compras para aplicarem fraudes, que vão de falsos descontos em sites clonados até pagamentos via Pix ou boletos para contas suspeitas. Um levantamento realizado em outubro pelo DataSenado constatou que, nos últimos 12 meses, 40,85 milhões de brasileiros com mais de 16 anos foram vítimas de golpes financeiros pela internet.

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Observando este cenário, a 99Pay, conta digital da 99, elencou algumas orientações para os cidadãos se prevenirem de golpes. Confira:

1 - Promoções falsas

Atenção para ofertas extremamente atraentes ou descontos muito agressivos sendo anunciados nas redes sociais, muitas vezes divulgadas por perfis fraudulentos ou lojas inexistentes. Para se proteger desse tipo de conteúdo, é importante que o consumidor desconfie de promoções muito vantajosas ou com valores absurdamente baixos, além de verificar a autenticidade dos sites antes de efetuar a compra e realizar qualquer transação.

2 - Sinais de alerta

Atenção aos sinais como sites com erros de ortografia ou aparência amadora e lojas que não possuem informações claras sobre as regras de troca ou devolução de mercadorias. Uma boa prática é pesquisar o nome da loja, conferir a sua avaliação e reclamações em sites como o Reclame Aqui, por exemplo, pode ajudar o consumidor a não cair em golpes. Além disso, mensagens que exijam ações urgentes como ‘compre agora’ ou ‘última unidade disponível’, principalmente se vierem de canais não oficiais, devem gerar sinais de desconfiança ao cliente.

Foto: 99

3 - Phishing

Uma das formas mais comuns de golpes na internet é o phishing, que como o próprio termo diz, “pescar” informações dos usuários. A estratégia é utilizada por fraudadores que se passam por empresas conhecidas e os ataques podem acontecer de forma geral ou direcionada. O maior objetivo dos golpistas é manipular os usuários para obter informações confidenciais e a recomendação é evitar compartilhar dados sigilosos no ambiente virtual.

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4 - Meios de pagamento suspeitos

Ao realizar compras online, é recomendável que o cliente opte por meios de pagamento confiáveis como cartões de crédito virtuais ou plataformas intermediárias de pagamento seguros, que adicionam uma camada de segurança. A dica para o consumidor é evitar transferências diretas, como Pix ou boletos, em sites desconhecidos ou sem a reputação comprovada, porque esses métodos podem dificultar o estorno de valores em casos de fraudes.

Fonte: 99
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