O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta segunda-feira, 15, que o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025 preverá meta de déficit fiscal zero - ou seja, despesas iguais às receitas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em entrevista à GloboNews, Haddad afirmou ainda que o projeto vai estabelecer o valor do salário mínimo em R$ 1.502 para 2025. O percentual de aumento segue a nova regra de valorização do mínimo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que leva em conta o crescimento do PIB, além da inflação do período.
O PLDO será detalhado nesta segunda-feira, 15, no Congresso Nacional, por secretários do Ministério do Planejamento e Orçamento e do Ministério da Fazenda, e também vai indicar as metas fiscais para o período de 2025 a 2028.
A nova meta de 2025 representa um afrouxamento em relação à indicação dada no ano passado de que o governo buscaria um superávit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Na semana anterior, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, já havia dado uma pista dessa eventual mudança.