O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçou nesta segunda-feira, 16, o compromisso do governo em cumprir a meta fiscal para 2024. Em conversa com jornalistas, após visita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo, Haddad disse que as medidas propostas pelo governo, como o pacote de cortes de gastos, garantem a robustez do arcabouço fiscal.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Para surpresa de alguns, nós não só não alteramos como vamos cumprir as metas, a meta de 2024. Se não fosse o contratempo que tivemos com o Perse e com a desoneração da folha, nós teríamos nesse primeiro ano de orçamento do governo Lula superávit primário", disse Haddad.
Ainda segundo o ministro, o presidente Lula fez um apelo para que as medidas enviadas pelo governo ao Congresso não sejam desidratadas. "Ele pediu um quadro detalhado para falar com os líderes para garantir que não tenha desidratação nas medidas fiscais".
Haddad afirmou que tratou com Lula ainda sobre a regulamentação da reforma tributária e expectativa do governo é que esse conjunto de medidas seja todo ele aprovado esse ano para que o Orçamento de 2025 seja fechado.
"Nós estamos convencidos de que as medidas vão ser apreciadas esse ano. O presidente Lira já deixou claro que se precisar convocar a sessão de manhã de tarde e de noite até quinta-feira, a Câmara vai estar disponível para atender o País".