Oferecimento

Swissleaks: HSBC pagará US$ 43 mi para encerrar investigação

Banco já havia admitido falhas que facilitaram a lavagem de dinheiro e sonegação de impostos

4 jun 2015 - 14h31

O HSBC informou nesta quinta-feira (4) que concordou em pagar às autoridade em Genebra 40 milhões de francos suíços (43 milhões de dólares) para chegar a um acordo sobre uma investigação de lavagem de dinheiro na sua filial suíça.

Caso HSBC veio à tona após ex-funcionário divulgar documentos do banco
Caso HSBC veio à tona após ex-funcionário divulgar documentos do banco
Foto: Denis Balibouse / Reuters

O banco disse em um comunicado que o pagamento é para compensar as autoridades por falhas organizacionais do passado e que nenhuma acusação criminal seria apresentada. Em fevereiro, o Ministério Público de Genebra revistou os escritórios suíços do HSBC como parte de sua investigação.

Publicidade

Siga o Terra Notícias no Twitter

A unidade suíça do HSBC tem sido o centro das atenções desde que um ex-funcionário da área de tecnologia, Hervé Falciani, fugiu de Genebra em 2008 com arquivos que mostravam evidências de sonegação de impostos de clientes.

Os arquivos vazaram para a mídia e foram publicados no início deste ano, arrastando o maior banco da Europa para a mira dos órgãos reguladores. A instituição é alvo de investigação das autoridades norte-americanas e francesas, entre outras.

O HSBC pediu desculpas aos clientes e investidores sobre as falhas anteriores em seus negócios suíços e disse que a operação já foi revista. A Instituição afirmou ainda que o procurador de Genebra reconheceu o progresso que o banco fez nos últimos anos.

Publicidade
Diretor-geral do HSBC explica conta na Suíça
Video Player
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações