A Inteligência Artificial (IA) é mais frequentemente associada às grandes corporações. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 57% das pequenas empresas dizem desconhecer as inovações impulsionadas pela indústria 4.0.
Porém, com os avanços na tecnologia, os players menores podem aproveitar o poder da IA para competir no mercado e apresentar crescimento acelerado.
Simplificação das operações
As pequenas empresas podem usar a IA para automatizar tarefas repetitivas e racionalizar suas operações. Os chatbots, por exemplo, alimentados por IA, podem lidar com as consultas dos clientes, liberando os funcionários para se concentrarem em tarefas mais complexas.
Além disso, a IA pode ser usada para analisar dados e identificar ineficiências nos processos empresariais, permitindo que os proprietários de pequenas empresas tomem decisões baseadas em dados sobre como melhorar suas operações.
Personalização da experiência do cliente
Personalização é a chave para proporcionar uma grande experiência ao cliente, e a IA pode ajudar as pequenas empresas a alcançá-la em escala. Ao analisar os dados do cliente, os algoritmos de IA podem fornecer recomendações personalizadas de produtos, mensagens de marketing direcionadas e conteúdo personalizado. Isto não só melhora a Customer Experience (CX), mas também pode levar a um aumento das vendas e da fidelidade do cliente.
Aumento de vendas
A IA pode ser usada para identificar padrões no comportamento dos clientes e prever quais produtos ou serviços eles têm maior probabilidade de comprar. Estas informações fornecem direcionamento para esforços de marketing de forma mais eficaz e recomendam produtos que têm maior probabilidade de levar a uma venda.
Além disso, a inteligência artificial pode ser usada para automatizar o processo de vendas, permitindo que as PMEs processem os pedidos com mais rapidez e eficiência.
Uso de IA em setores específicos
Além desses casos de uso geral, a IA está sendo aplicada em setores específicos para melhorar os resultados para pequenas empresas. Por exemplo, na saúde, a IA está aprimorando os resultados dos pacientes, analisando dados médicos e identificando padrões que podem ajudar os profissionais da saúde a fazer diagnósticos mais precisos.
Na indústria de restaurantes, a ferramenta otimiza a oferta de cardápio e agiliza o processo de pedidos.
Em geral, a inteligência artificial tem o potencial de transformar a forma como as pequenas empresas operam e competem na economia de hoje. Ao aproveitar o poder da IA, as PMEs podem automatizar tarefas repetitivas, personalizar as experiências dos clientes, aumentar as vendas e ganhar uma vantagem competitiva em sua área de atuação.
(*) Enio Moraes é CIO na Semantix.