O IGet, índice desenvolvido pelo departamento econômico do Santander no Brasil em parceria com a Getnet, empresa de pagamentos do grupo espanhol, mostrou nesta quinta-feira aumento de 7,5% nas vendas no varejo no país em novembro ante o mesmo período do ano passado e 5,4% frente a outubro.
"O resultado positivo foi bastante difundido entre categorias, com algumas expansões fortes na margem', afirmaram os economistas do banco Gabriel Couto e Rodolfo Pavan, que assinam o relatório com os números, citando um potencial impacto da Black Friday nos resultados.
Eles acrescentaram que a redução do ímpeto fiscal pode moderar o consumo nos próximos meses, mas ressaltaram que a resiliência da renda e do mercado de trabalho continua oferecendo suporte à demanda, ajudando a limitar desacelerações mais acentuadas.
O IGet restrito (que exclui as vendas de materiais de construção e partes e peças automotivas) registrou alta de 6,1% ano a ano e de 6,5% na comparação mensal.
Para o cálculo do IGet, são analisadas mensalmente as receitas de uma amostra de estabelecimentos que utilizam, de forma recorrente, a Getnet como meio de pagamento. Há dados de estabelecimentos de diferentes tamanhos e regiões.
Mais cedo nesta quinta-feira, o IBGE informou que as vendas varejistas tiveram alta de 0,4% em outubro sobre o mês anterior, resultado que contrariou a expectativa em pesquisa da Reuters de queda de 0,2%.