As vendas no varejo brasileiro recuaram 0,3% em outubro ante o mesmo período do ano passado, mas cresceram 0,8% frente a setembro, segundo o indicador IGet, desenvolvido pelo departamento econômico do Santander no Brasil em parceria com a Getnet, empresa de pagamentos do grupo espanhol.
Com o resultado, os economistas do banco Gabriel Couto e Rodolfo Pavan, que assinam o relatório com os números, veem redução do ímpeto do consumo à frente na esteira da perda de momento do impulso fiscal, embora o mercado de trabalho aquecido tenda a impedir desaceleração mais forte.
"Assim, os resultados configuram uma perspectiva de moderação na demanda para o início do quarto trimestre de 2024", afirmaram no relatório.
O IGet restrito (que exclui as vendas de materiais de construção e partes e peças automotivas) mostrou queda de 4% ano a ano e declínio de 1,3% na comparação mensal.
Para o cálculo do IGet, são analisadas mensalmente as receitas de uma amostra de estabelecimentos que utilizam, de forma recorrente, a Getnet como meio de pagamento. Há dados de estabelecimentos de diferentes tamanhos e regiões.