ESPECIAL PARA O ESTADÃO - A International Meal Company (IMC) e a Kentucky Foods Chile anunciaram nesta quinta-feira, 27, a formação de uma joint venture, sob o nome de Horizonte Restaurantes, com foco na operação e expansão da marca KFC no Brasil. O valor da transação será de US$ 35 milhões, considerando um valuation total da marca de US$ 60 milhões.
Com a operação, a IMC passa a responder por 41,7%, enquanto o novo sócio passa a deter 58,3% da operação da rede no País. Para a companhia, a chegada da Kentucky à operação deve garantir "o capital e o foco que a marca demanda".
"Com isso, destravamos o potencial de expansão do negócio nacionalmente, sem depender de investimentos próprios, seguindo firme em nosso pilar de disciplina financeira, reduzindo nossa dívida e realocando os recursos para as demais marcas do portfólio", afirma Alexandre Santoro, CEO da IMC.
Os recursos provenientes desta operação serão prioritariamente destinados à redução do endividamento da companhia. Os termos do negócio preveem ainda a possibilidade de ajuste na participação societária das partes, conforme novos aportes de capital sejam realizados exclusivamente pelo parceiro, além de incluir mecanismos de opção de compra e venda, de parte a parte.
A governança da joint venture será formalizada por meio de um acordo de acionistas, definindo diretrizes claras sobre direito de voto, transferência de ações, estrutura e composição dos órgãos de governança, entre outros aspectos.
A conclusão do negócio, contudo, ainda está condicionada ao cumprimento de determinadas condições precedentes, incluindo o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).