Oferecimento

Imposto de Renda: saiba o que fazer ao cair na malha fina e veja as datas dos lotes residuais

24 set 2024 - 09h32
Imposto de Renda
Imposto de Renda
Foto: Suno

A consulta para o quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda 2024 foi aberta nesta segunda-feira (23). Além dos contribuintes que estão inclusos nesta rodada de pagamentos e daqueles que possuem saldo inexistente a receber, há também os que caíram na malha fina e devem resolver as pendências com a Receita Federal.

Por meio do site oficial da Receita Federal, é possível descobrir se você receberá a restituição do Imposto de Renda no quinto lote ou se não possui nenhum valor para receber. No entanto, caso você tenha um saldo pendente e não esteja no último lote, é necessário acessar o portal do e-CAC para consultar se há alguma pendência ou erro na declaração.

Publicidade

O que é a malha fina?

A malha fina é o nome popularmente dado para as situações em que a Receita Federal encontra inconsistências nos dados apresentados pelo contribuinte. Isso pode ocorrer tanto por erros no preenchimento, quanto por fraude ou suspeita de rendimentos incompatíveis com as movimentações financeiras.

Isso não significa, no entanto, que a declaração esteja errada. Em alguns casos, é necessário apenas que o contribuinte comprove algumas das informações declaradas. 

Caí na malha fina, e agora?

Depois de consultar o e-CAC, é necessário buscar as últimas declarações entregues na aba "Meu Imposto de Renda" para consultar se você caiu na malha fina. Caso isso tenha acontecido, é possível conferir o motivo da pendência por meio do portal. 

Para resolver o problema, o contribuinte pode fazer as correções solicitadas por meio de uma declaração retificadora, também por meio do e-CAC. No entanto, em casos de intimação ou notificação pela Receita Federal, é necessário apresentar virtualmente os comprovantes e documentos solicitados. 

Publicidade

Calendário dos lotes residuais do Imposto de Renda

Os contribuintes que caíram na malha fina neste ano ou em anos anteriores ainda podem receber a restituição em 2024. Os lotes residuais começam em outubro deste ano e vão até fevereiro de 2025. Confira o calendário a seguir:  

Entretanto, é necessário ressaltar que o saldo só será liberado após a correção das pendências e do envio de um novo documento do Imposto de Renda à Receita Federal, que também será analisado. 

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se