A Receita Federal pagou na sexta-feira, 29, o quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2023. O crédito bancário foi pago a 1,2 milhão de contribuintes, no valor de R$ 1,9 bilhão. Há, no entanto, alguns contribuintes que caíram na malha fina e ficaram com o dinheiro retido.
Segundo balanço divulgado na última sexta-feira, 1.366.778 das mais de 43,4 milhões de declarações enviadas - o equivalente a 3,1% - caíram na malha fina. Enquanto não corrigir as pendências junto a Receita essas pessoas não receberão a restituição. [Confira abaixo como corrigir pendências]
Cair na malha fina não significa que sua declaração esteja errada. Conforme a Receita, se for encontrada alguma diferença entre as informações declaradas por você e as informações apresentadas pelas outras entidades, sua declaração será separada para uma análise mais profunda.
O contribuinte pode consultar a situação da sua declaração pelo aplicativo "Meu Imposto de Renda", disponível na internet ou para dispositivos móveis (celulares e tablets). No mesmo sistema, é possível consultar as pendências e verificar o motivo. Basta acessar e clicar no serviço "Pendências de malha".
Veja como corrigir as pendências
- Acesse o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual);
- Faça o login e encontre a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”;
- Na aba “processamento” ou “Serviços do IRPF”, escolha o item “pendências de malha”;
- Nesta aba, é possível verificar se a declaração está retida na malha fina e o motivo da retenção. Caso a retenção esteja relacionada apenas a erros de preenchimento ou falta de informações, é necessário enviar uma declaração retificadora.
É importante destacar que, após receber a intimação, o contribuinte não consegue mais fazer a retificação através do programa. Antes disso, a própria Receita indica onde está o problema.
Se as informações estiverem corretas e, ainda assim, a declaração ficar presa, o contribuinte precisa marcar uma visita à Receita Federal. Na ocasião, será necessário apresentar todos os comprovantes usados na declaração.
As restituições foram pagas em cinco lotes:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".