Só de pensar em fazer a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2023, muitos contribuintes começam a suar frio. Seja por falta de afinidade com o tema ou mesmo com o programa disponibilizado para a declaração. Com o mínimo de organização, o preenchimento pode ser feito em até 10 minutos, para os casos mais simples.
O primeiro passo para uma declaração sem sobressaltos é reunir toda a documentação antecipadamente. Vale para os comprovantes de rendimentos enviados pelo empregador ou pelas instituições bancárias e também para recibos pagos a serviços como médicos, planos de saúde ou instituições de ensino.
Hoje, o contribuinte também pode contar com a declaração pré-preenchida. O mesmo comprovante de rendimentos recebido em casa é enviado pelas entidades à Receita. Assim, esses dados podem ser lançados diretamente no programa de Declaração do Imposto sobre a Renda.
Para que o acesso a esses dados sejam disponibilizados, é preciso ter uma conta ouro ou prata no portal Gov.br, do governo Federal.
A Receita Federal espera receber entre 38,5 milhões e 39,50 milhões de declarações dentro do prazo estipulado, que vai até 31 de maio. Estima-se que 25% dos contribuintes use a declaração pré-preenchida.
Como fazer a declaração do Imposto de Renda?
Para fazer a declaração anual do Imposto de Renda, o primeiro passo é organizar todos os documentos necessários, ou seja, os comprovantes de rendimentos e dos bens que possui. Depois é preciso baixar o programa ou o aplicativo da Receita Federal. Na hora de fazer a declaração, é preciso definir se será enviada a simples ou a completa. O próprio programa avalia a melhor forma, com base nas informações disponibilizadas.
A declaração online e por app para celulares e tablets possui algumas limitações. Se não for possível fazer a declaração por um destes canais, baixe o programa e instale no seu computador.