A Receita Federal divulgou o cronograma de pagamento das restituições do Imposto de Renda 2024. Os 336 municípios do Rio Grande do Sul afetados por enchentes terão prioridade e prazo de entrega estendido para agosto.
A Receita Federal divulgou o cronograma de pagamento das restituições do Imposto de Renda 2024. O segundo lote receberá uma correção de 1% sobre a Selic, taxa básica de juros. A previsão é de que o segundo lote seja pago em 28 de junho.
A pasta explica que o valor da restituição é atualizado pela taxa Selic, acumulada a partir do mês seguinte ao do prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito. Uma vez encaminhado ao banco, o valor da restituição não sofrerá atualizações, independentemente da data em que for recebida a restituição.
Aqueles que receberão a restituição no primeiro lote não terão direito à correção, porque o pagamento será feito ainda no dia 31 de maio, último dia para envio da declaração. O pagamento de restituição segue a ordem de prioridades definida previamente pela Receita, sendo enviada primeiro para pessoas:
- Acima de 80 anos;
- Acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
- Cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Que fizeram a pré-preenchida ou indicaram Pix para restituição;
- Demais grupos.
Este ano, a Receita anunciou a prioridade também para moradores de 336 municípios do Rio Grande do Sul que foram afetados pelas enchentes. O pagamento que seria realizado durante o ano será feito em junho.
Além disso, nessas localidades o prazo de envio do Imposto de Renda foi prorrogado para 31 de agosto.