Imposto de Renda 2025: contribuintes relatam problemas com declaração pré-preenchida

A Receita Federal estima que 57% das declarações sejam feitas com essa funcionalidade, que facilita o preenchimento e reduz erros

1 abr 2025 - 12h49
(atualizado às 13h41)
A declaração pré-preenchida já traz informações sobre rendimentos, pagamentos e deduções, garantindo mais rapidez e segurança no envio.
A declaração pré-preenchida já traz informações sobre rendimentos, pagamentos e deduções, garantindo mais rapidez e segurança no envio.
Foto: Luis Lima Jr/Estadão Conteúdo

O site Meu Imposto de Renda, desenvolvido pela Receita Federal, passa por instabilidades na manhã desta terça-feira, 1º. Contribuintes que optaram por utilizar a funcinalidade, que facilita o preenchimento e reduz erros, não conseguem acessar a plataforma com a declaração pré-preenchida e mencionam uma mensagem de erro com “Código 2025-04.....”.

A página Downdetector, que monitora problemas em serviços digitais, registrou um pico de mais de 210 reclamações sobre o site da Receita Federal por volta das 10h40 (horário de Brasília). Algumas pessoas também mencionam o problema na rede social X (antigo Twitter). 

Publicidade

O Terra procurou a Receita Federal em busca de uma explicação para a instabilidade, mas não houve resposta até a publicação deste texto. 

Declaração pré-preenchida do IRPF

A declaração pré-preenchida do IRPF foi liberada neste terça-feira, 1º. O mecanismo, que atrasou este ano em razão de problemas técnicos, visa facilitar a vida dos contribuintes, principalmente daqueles que têm declaração com preenchimento considerado mais simples, com poucas operações de rendimento de trabalho assalariado, plano de saúde e despesas médicas.

Para utilizar o recurso, no entanto, deve-se ter conta GovBR, em nível ouro ou prata. Com a conta, é possível ter acesso ao arquivo com dados recebidos das empresas pagadoras de rendimentos e informações relativas a investimentos efetuados e pagamentos feitos a hospitais, clínicas, consultórios, planos de saúde, instituições financeiras e previdências privadas.

Como na declaração pré-preenchida os dados já estão lançados pelas empresas, ao adotá-la o contribuinte evita erros de digitação e esquecimento de inclusão de dados relativos à fonte pagadora ou à despesa dedutível. Além disso, o recurso facilita a entrada do demonstrativo na lista de prioridade de recebimento de restituição.

Publicidade

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 termina no dia 30 de maio. Como começou no dia 17 de março, o prazo total para entrega da declaração é de 74 dias. A expectativa é que a ferramenta seja usada para mais da metade das declarações enviadas em 2025, cerca de 57% do total de 46,2 milhões de declarações previstas.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações