A inadimplência das empresas cresceu 7,6% em fevereiro ante o mesmo mês do ano passado, informou a Serasa Experian nesta sexta-feira, apontando que o resultado indica maior dificuldade das companhias em honrar seus compromissos no ano.
No bimestre, o aumento da inadimplência entre empresas foi de 9,4% ante igual etapa de 2013, justificado por economistas da Serasa pela combinação entre baixo dinamismo da economia e custo financeiro mais alto, na esteira das sucessivas elevações das taxas de juros. O avanço de fevereiro representa o sexto aumento consecutivo do índice apurado pela empresa de informações de crédito na comparação anual.
Frente a janeiro deste ano, a inadimplência de fevereiro caiu 14,8%, refletindo o menor número de dias úteis no mês, disse a Serasa. As dívidas das empresas com bancos registraram alta de 21,6% na comparação com fevereiro de 2013, e os títulos protestados cresceram 11,5% na mesma base de comparação.
As dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas e prestadoras de serviços) ficaram praticamente estáveis no mês, enquanto os cheques sem fundos cresceram 3,5% ante fevereiro de 2013, segundo dados da Serasa Experian.