O índice Dow Jones registrou um recorde de fechamento nesta sexta-feira e o índice de tecnologia Nasdaq terminou com alta superior a 1%, uma vez que um relatório sobre empregos mais forte do que o esperado tranquilizou investidores que temiam que a economia estivesse ficando muito fraca.
A criação de vagas de emprego nos EUA saltou em setembro, registrando o maior crescimento em seis meses, e a taxa de desemprego caiu para 4,1%, segundo o relatório.
Os dados "basicamente nos dizem que a atividade econômica no quarto trimestre provavelmente permanecerá em um ritmo sólido", disse Peter Cardillo, economista-chefe de mercado da Spartan Capital Securities em Nova York.
"É uma boa surpresa, mas também acho que isso pode desacelerar o ritmo dos cortes nos juros."
Operadores reduziram ainda mais as apostas em um corte de 50 pontos-base na reunião de 6 e 7 de novembro do Federal Reserve. Os traders estão agora precificando apenas 8% de chance de um corte de 50 pontos-base na taxa básica, contra cerca de 31% mais cedo nesta sexta-feira, mostrou a ferramenta FedWatch da CME.
O Fed deu início a um ciclo de flexibilização monetária no mês passado com um corte de 50 pontos-base na taxa de juros.
As ações de small-caps e do setor financeiro tiveram desempenho superior, com o índice Russell 2000 subindo 1,5% e o setor financeiro do S&P 500 em alta de 1,6%.
O Dow Jones subiu 0,81%, para 42.352,75 pontos. O S&P 500 ganhou 0,90%, para 5.751,07 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 1,22%, para 18.137,85 pontos.
Os índices registraram apenas ganhos modestos na semana, após preocupações com o aumento das tensões no Oriente Médio. O Dow Jones subiu 0,1%, enquanto o S&P 500 avançou 0,2% e o Nasdaq ganhou 0,1%.
O índice de energia do S&P 500 subiu 1,1% no dia, junto com os preços mais altos do petróleo. Com os receios sobre o Oriente Médio, o índice deu um salto de 7% na semana, seu maior ganho percentual semanal desde outubro de 2022.