O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) subiu 0,29% na primeira prévia de janeiro, depois de avançar 0,63% no mesmo período de dezembro, favorecido pela desaceleração da alta dos preços no atacado.
A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou nesta segunda-feira que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) - que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral - desacelerou a alta a 0,23% na primeira prévia de janeiro, contra 0,71% no mesmo período do mês anterior.
O destaque ficou para a queda de 0,89% dos preços das Matérias-Primas Brutas na primeira prévia de janeiro, após alta de 0,33% no mesmo período de dezembro. Entre os itens, o milho em grão teve queda de 0,47%, contra alta de 9,56% na primeira prévia de dezembro.
Já o Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30% no IGP-M, subiu 0,52% na primeira prévia deste mês, praticamente repetindo o resultado dessa prévia de dezembro, de 0,51% em dezembro.
A FGV informou ainda que o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,08% na primeira prévia de janeiro, diante de alta de 0,41%.
O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.