Oferecimento

Inflação semanal desacelera alta a 0,52% em maio, diz FGV

Indicador também mostrou desaceleração ante a alta de 0,69% na terceira quadrissemana do mês

2 jun 2014 - 08h28

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) fechou maio com alta de 0,52%, após avanço de 0,77% em abril, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira. Assim, o indicador também mostrou desaceleração ante a alta de 0,69% na terceira quadrissemana do mês.

Na comparação com a terceira quadrissemana de maio, o destaque ficou para o grupo Alimentação, cuja alta desacelerou para 0,45%, ante 0,81% na apuração anterior. Nesta classe de despesa, a FGV destacou o item hortaliças e legumes, que teve deflação de 1,42%, após alta de 0,91%.

Publicidade

Na semana passada, o Banco Central manteve a taxa básica de juros em 11%, depois de nove altas seguidas, mas deixou aberta a porta para a retomada do aperto monetário em breve, afirmando que a decisão foi tomada "neste momento".

O argumento entre dirigentes do BC é de que os efeitos da política monetária ocorrem com "defasagens" e que a recente inflação nos preços dos alimentos é temporária, e agora o mercado volta os olhos para a divulgação na quinta-feira da ata dessa reunião em busca de mais informações.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações