Um influenciador foi preso temporariamente, na última terça-feira, 18, pela Polícia Federal em Ribeirão Preto (SP) por suspeita de aplicar golpes de falsos investimentos financeiros. O suspeito seria Gabriel Saletti Pinotti, segundo apurado pela TV Globo, que se apresenta como "trader" e "empreendedor social" em seu perfil no Instagram, onde dialoga com mais de 65 mil seguidores.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
À emissora, a PF informou que ao menos 50 pessoas denunciaram o influenciador, mas as investigações apontam para cerca de 200 vítimas. Ao todo, Pinotti teria gerado um prejuízo de R$ 15 milhões.
O influenciador será indiciado pelos crimes de lavagem de dinheiro, exercício ilegal de atividade de assessor de investimento e crime contra a economia popular. A soma das penas chega a 48 anos de prisão.
Em seu perfil em redes sociais, Pinotti anunciava um curso de "Day Trade", modalidade de compra e venda de ações em um mesmo dia. E, se dedicando ao método ensinado por ele, o influenciador dizia que era possível ganhar bons rendimentos mensais, mencionando outros alunos que teriam "mudado de vida".
Segundo o delegado Marcellus Henrique Araújo, da Polícia Federal, Pinotti vendia a possibilidade de lucros que não correspondiam a realidade. Ainda à Globo, ele detalhou que o esquema se assemelhava à pirâmide financeira.
Com o dinheiro dos investidores, Gabriel Pinotti levava uma vida de luxo, ostentando carros caros e viagens para o exterior. No entanto, quando perguntado sobre a falta de retorno dos investimentos, o influenciador dizia a eles que teria aberto uma Ação Declaratória de Insolvência Civil, uma espécie de pedido de falência.
A defesa do influenciador ainda não se manifestou publicamente. O Terra também não conseguiu contato, mas o espaço permanece aberto.