Influenciadores com milhares de seguidores estão promovendo um site falso que induz usuários a um golpe bancário. Usando o nome da varejista estrangeira Shein, a propaganda falsa promete pagar usuários por avaliações de roupas da marca.
Entre as personalidades que já fizeram 'publis' para o site falso estão a ex-BBB Kerline, Davi Matheus, Nadja Pessoa e Emily Garcia. Eles ainda não se manifestaram sobre a 'publi' falsa.
Na ação, eles citam uma suposta crise financeira na varejista após coleções que não tiveram resultados bons. Como uma estratégia para sair do vermelho e vender mais, a empresa estaria pagando pelas avaliações de suas roupas.
Em nota à imprensa, a Shein afirmou que não é responsável pela campanha divulgada pelos influenciadores e classificou a ação como fraude. Disse, ainda, que tomou as medidas legais cabíveis sobre o uso indevido da marca e pediu para que os consumidores não se cadastrem no site.
Como é o golpe?
Os influenciadores são pagos para fazer propaganda de um novo aplicativo que seria uma suposta estratégia de marketing para as marcas se recuperarem de uma "crise".
O aplicativo, que teria "poucas vagas" para novos usuários, promete remunerar por avaliações de roupas, cerca de US$ 1 por peça (R$ 5).
No entanto, o link divulgado não leva a nenhum aplicativo. Ao invés disso, leva a um site que induz os usuários a pagarem uma taxa para conseguirem, supostamente, entrar no programa. Também pede dados pessoais e bancários do interessado.
Mesmo após o pagamento, o usuário não é aprovado para o programa de remuneração por avaliação de roupas, já que isso não existe.
Os domínios dos sites que aparecem no vídeo divulgado pelos influenciadores não são da Shein: um é o Money Looks e o outro é o Segredo Dinheiro, que também usa a marca do primeiro.