Depois de um pico histórico no último trimestre de 2023, devemos fechar dois trimestres consecutivos com quedas importantes em investimentos feitos em startups que aplicam IA Generativa em seus negócios, por três razões principais.
Em primeiro lugar, os líderes nesse mercado (OpenAI, Microsoft, Google, Meta), tem um ciclo de lançamento intenso e aparentemente infinito. E a cada nova versão, eles engolem dezenas de startups que utilizavam suas ferramentas para finalidades específicas.
São muitos exemplos. Ferramentas de voz, visão computacional, produção de imagens, vídeos, anotações e resumos, a lista segue e segue.
Em segundo lugar, os grandes modelos vão se tornando mais simples e baratos de usar (o modelo 4o da OpenAI é 50% mais barato que seu antecessor, o modelo 4). Além disso, novas APIs, modelos de conexão e documentação mais detalhada vão tornando a utilização da tecnologia mais acessível.
A última razão é financeira. Todos os grandes fundos do mundo já distribuíram fichas em suas apostas no ecossistema, e agora precisam esperar por algum desdobramento que lhes permita entender onde aumentar o valor investido, ou contabilizar o prejuízo.
Esse é um pequeno "inverno" que estamos enfrentando neste momento.
(*) Alex Winetzki é CEO da Woopi e diretor de P&D do Grupo Stefanini, de soluções digitais.