Oferecimento

IPVA será, em média, 4,1% mais barato em São Paulo no próximo ano

Levantamento da Fipe considerou mais de 12 mil modelos de veículos e identificou queda nos preços de venda

21 dez 2023 - 14h04
(atualizado às 15h05)
Trânsito fluindo na Marginal Tietê próximo a Ponte da Vila Guilherme na data do registro da imagem. Nesta quarta-feira, 20, a prefeitura suspendeu o rodízio, por causa de tombamento de um caminhão na via.
Trânsito fluindo na Marginal Tietê próximo a Ponte da Vila Guilherme na data do registro da imagem. Nesta quarta-feira, 20, a prefeitura suspendeu o rodízio, por causa de tombamento de um caminhão na via.
Foto: Werther Santana/Estadão - / Estadão

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) será mais barato em São Paulo no ano que vem. Isso porque a tabela de valores venais registrou queda média de 4,1% nos preços de venda praticados no varejo. O levantamento é da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

A pesquisa considerou 12.642 modelos e versões de veículos de todas as marcas, sendo baseada nos valores de mercado de setembro de 2023, comparados ao mesmo período de 2022.

Publicidade

Entre os veículos, foi identificada uma maior queda nos preços de venda para automóveis, com recuo de 5,11%. As camionetas e utilitários tiveram queda de 4,35%, seguidos de motos, com redução de 2,26%. Já os preços de venda de caminhões subiram 0,52%. Para ônibus e microônibus o valor fechou 0,69% acima.

Tabelas divulgadas

A Secretaria da Fazenda e Planejamento publicou a tabela dos valores nesta quinta-feira, 21, em edição no Diário Oficial do Estado. A pesquisa está disponível no portal da Fazenda.

O calendário de pagamentos também já foi definido. Os contribuintes têm a opção de efetuar o pagamento em cota única com desconto de 3% em janeiro, quitar integralmente em fevereiro sem desconto, ou parcelar o tributo em até cinco vezes, de acordo com o último dígito da placa do veículo.

A alíquota do IPVA permanece inalterada, sendo 4% para carros de passeio e 2% para motocicletas, caminhonetes simples cabine, micro-ônibus e ônibus. Caminhões terão uma alíquota de 1,5%, enquanto veículos de locadoras pagarão 1%. 

Publicidade

Como pagar o IPVA?

O pagamento poderá ser feito por Pix, onde será permitido o recolhimento do valor por meio de QR Code, com validade de 15 minutos. Para usar essa modalidade, é preciso entrar na página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo, e gerar o código.

Também é possível pagar pela rede bancária autorizada, como a Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), ou com cartão de crédito em empresas credenciadas.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se