A fabricante de caminhões e ônibus Iveco, uma unidade da CNH Industrial, está apostando em uma completa renovação de seu caminhão pequeno Daily para ganhar participação de mercado na Europa, aproveitar a demanda em recuperação e rivalizar a Mercedes, disse o chefe da marca na terça-feira.
A Iveco investiu 500 milhões de euros (US$ 681 milhões) para refazer o importante caminhão pequeno, reprojetando 80% de seus componentes, o deixando mais leve, mais eficiente e mais fácil de carregar e conduzir, disse Lorenzo Sistino no lançamento do Daily.
O novo Daily é o primeiro passo de um plano de cinco anos lançado pela CNH Industrial no mês passado. A controladora prometeu investir US$ 11,7 bilhões em novos produtos e pesquisa e desenvolvimento em todo o grupo, para elevar as vendas líquidas de seu maquinário comercial, agrícola e de construção em 17% até 2018.
A Iveco usará o novo modelo para crescer na Alemanha, no Reino Unido e na Polônia e para focar no mercado na Turquia e na Rússia. O Daily também será vendido na Ásia e na América Latina, mas não nos Estados Unidos.
"Queremos aumentar nossa presença no centro e no norte da Europa", disse Sistino. "O concorrente que temos de atacar nas regiões é a Sprinter da Mercedes".
As fabricantes europeias de caminhões pesados estão saindo de uma queda estendida, com cada vez mais evidências de que a necessidade de substituir frotas em amadurecimento está finalmente levando operadoras de caminhões a investir.
Mesmo assim, a unidade de veículos comerciais da CNH Industrial divulgou um prejuízo operacional para janeiro a março, atingida por uma grande queda na demanda no Brasil e uma interropção da produção na Venezuela.
Sistino disse que a perspectiva para o mercado na América Latina permanece fraco e volátil. O grupo vai se concentrar em manter sua fatia de mercado na região, disse ele, mas não há planos para reabrir a fábrica na Venezuela no momento.
Compare preços de carros 0 km no Brasil