Oferecimento

Jornal aponta que Trump é o candidato favorito de 51% dos republicanos

Ronald DeSantis, governador da Flórida e outro nome forte da sigla, ficou atrás com 38%.

24 abr 2023 - 19h45

Segundo uma pesquisa do jornal The Wall Street Journal, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o candidato favorito entre 51% dos eleitores republicanos para concorrer à presidência do país pelo partido.

O ex
O ex
Foto: presidente afirmou estar “mais zangado” e “mais comprometido” do que nunca ( Chip Somodevilla/Getty Images) / Perfil Brasil

A pesquisa aponta que Ronald DeSantis, governador da Flórida e outro nome forte da sigla, ficou atrás com 38%. Em dezembro de 2022, o cenário o contrário. DeSantis possuía 52% das intenção de voto para as primárias republicanas, enquanto Trump, 38%.

Publicidade

Apesar do resultado da pesquisa, segundo o site de notícia Poder 360, a maior parte do eleitorado (41%) reconhece que DeSantis teria mais condições de vencer Joe Biden, atual chefe do Executivo norte-americano, nas eleições de 2024.

O democrata deve anunciar sua candidatura nesta terça (23), segundo o The Washington Post. Além disso, o governador também lidera na amostragem sobre temperamento: 48% afirmam que ele tem a personalidade correta para o cargo.

Mas, para 37% dos entrevistados, é avaliado como mais conservador. Enquanto Trump tem uma porcentagem um pouco menor, 35%. O seu conservadorismo pode ser observado em ações à frente da Flórida. Na quarta-feira (19), por exemplo, ele proibiu educação sexual em escolas do Estado.

Trump lidera em outras estratificações: para 53%, ele é considerado um líder forte. E, 39% afirmam que ele se importa mais com os eleitores.

Publicidade

A pesquisa do Wall Street Journal ouviu 600 prováveis eleitores republicanos entre os dias 11 e 17 de abril, via ligações telefônicas e mensagens de texto. Ela foi realizada pela Impact Research e Fabrizio Lee & Associates.

Em 28 de janeiro de 2023, Trump anunciou sua candidatura nas próximas eleições. Na ocasião, ele fazia seus primeiros eventos de campanha. O ex-presidente afirmou estar "mais zangado" e "mais comprometido" do que nunca.

Porém, Trump ainda precisa ganhar uma votação interna, chamada de primárias, do partido Republicano, para ser considerado um candidato oficialmente.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se