O brasileiro está começando a empreender cada vez mais jovem. Segundo estudo do Sebrae, com base nos dados da PNADC (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), no segundo trimestre de 2021, 6,8% dos empreendedores brasileiros eram jovens entre 18 e 24 anos.
“Muitos jovens dessa faixa etária investem em franquias por ser um modelo que não precisa ter experiência e a franqueadora ensina a operar”, diz Lisandro Corazza, CEO da Upvet. “Os famosos negócios prontos estão atraindo cada vez mais jovens que querem se tornar independentes. E toda essa força de vontade só tem a agregar no mercado, pois essa geração vem para trazer uma mentalidade moderna para as empresas, mostrando novas experiências com produtos, serviços e clientes.”
Nesse contexto, é bom observar que existem franquias disponíveis para todos os bolsos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias brasileiro é um dos mais estáveis e continua registrando crescimento.
Corazza, que é especialista no mundo de franquias, enumera 5 principais pontos para o jovem ter a sua em 2022:
- 1. O investimento é mais seguro, como o negócio já está estabilizado no mercado, possui mais chances de você ter lucro e ter o retorno financeiro do investimento feito em poucos meses;
- 2. Os produtos e serviços já são conhecidos, fazendo com que o público não tenha dúvidas de consumir o que você comercializa no seu negócio;
- 3. Escolha marcas que já tenha uma credibilidade no mercado, onde fica mais fácil do cliente confiar na sua unidade de negócio;
- 4. As estratégias de marketing e comunicação já vem montadas e estão inclusas no investimento que você faz na franquia;
- 5. A franqueadora sempre irá te dar suporte online junto com a consultoria presencial de campo, ou seja, você sempre vai ter alguém que irá te auxiliar quando não souber que atitude tomar, diferente se for um negócio que você está sozinho.