Oferecimento

Jovens buscam na costura renda extra e impulsionam o mercado

Mercado de costura teve aumento de mais de 300% nas vendas de produtos importados

7 set 2024 - 06h15
(atualizado às 12h50)
Resumo
Taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos atinge 16,8% no 1º trimestre de 2024. Jonatas Verly, morador de Teixeira de Freitas, Bahia, se destaca como empreendedor no mercado de costura.
Jonatas Verly
Jonatas Verly
Foto: Arquivo Pessoal

A taxa de desemprego entre os jovens brasileiros de 18 a 24 anos continua a crescer, atingindo 16,8% no 1º trimestre de 2024, conforme os dados da Pnad Contínua Trimestral do IBGE. Em meio a esse cenário desafiador, histórias como a de Jonatas Verly se destacam e apresentam novas perspectivas de empreendedorismo para as gerações mais novas.

Assine Terra Gestão de Redes Sociais e aumente sua visibilidade na internet por R$ 9,90 ao mês

Jonatas Verly, um jovem de 30 anos morador de Teixeira de Freitas, Bahia, é o exemplo de que o trabalho empreendedor com a costura o transformou em um influencer da vida real e professor, utilizando a internet como um meio de potencializar sua renda extra. Filho e neto de costureiras, Jonatas começou a se interessar pela prática aos 20 anos, quando ainda fazia parte da Geração Z. 

Publicidade

“Comecei na costura para personalizar roupas visando refletir meu gosto pelo rock. Com o tempo, essa necessidade de se expressar através da moda evoluiu para uma verdadeira carreira, busquei me profissionalizar, fiz faculdade e pós-graduação e hoje vivo 100% da geração de renda da costura”, avaliou o influenciador digital e também costureiro.

Jonatas é formado em design de moda, influenciador digital e professor de técnicas de costura, com mais de 657 mil inscritos no seu canal no YouTube. “Através do meu canal busco incentivar outros jovens a enxergarem a costura e outras habilidades manuais como oportunidades viáveis de carreira e de renda. Hoje faço renda através das redes sociais, cursos online, parcerias pagas e costura sob encomenda”, explicou Verly.

O mercado de costura, tanto doméstica quanto industrial, tem mostrado um crescimento significativo, com um aumento de mais de 300% nas vendas de produtos importados. “Esse crescimento expressivo reflete uma mudança de hábito pós-pandemia, onde o ato de costurar tornou-se uma atividade cada vez mais popular entre os brasileiros”, avalia Concheta Feliciano, diretora de marketing e e-commerce Latam da SVP Wordwide. 

A empresa, que tem acompanhado de perto essa evolução, lançou em junho seu mais novo modelo de máquina de bordar e costurar com Wi-Fi, a SE9185, que já conquistou a Geração Z, representando 39% das vendas.

Publicidade

“A trajetória de Jonatas Verly é um exemplo de como as novas gerações podem ressignificar práticas tradicionais e enfrentar o desafio do desemprego com criatividade e empreendedorismo e a Singer continua a inovar e a se adaptar às necessidades de seus consumidores, reforçando seu legado e sua relevância no mercado de costura”, avaliou a executiva.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações