Jovens empreendem em franquias, impulsionados pela tendência de autonomia e inovação. Segmento sustentável como energia fotovoltaica chama atenção deste público.
O desejo por empreender está se tornando uma tendência entre o público mais jovem, como a Geração Z. De acordo com o Monitor Global de Empreendedorismo, cerca de 8 milhões de jovens brasileiros, com idades entre 18 e 24 anos, estão à frente de seus próprios empreendimentos. Esta estatística revela um anseio crescente, e cada vez mais cedo, por autonomia, independência financeira e inovação.
Passe mais credibilidade aos clientes com o e-mail profissional do Terra. A partir de R$ 12,50/mês
Neste cenário, as franquias estão na mira deste perfil empreendedor. Com a pouca experiência no meio dos negócios, o modelo de franquia é interessante para os jovens pois oferece suporte, estrutura e expertise da franqueadora, facilitando esta jornada no empreendedorismo.
Isso está evidente nos números. Pelo segundo ano consecutivo, houve um aumento de 10% na aquisição de franquias por jovens menores de 24 anos, diretamente ou com a participação dos pais nas negociações. A Power Mais Energia Fotovoltaica, franquia de soluções sustentáveis, atua em um segmento crescente no franchising, e têm despertado a atenção dos jovens empreendedores.
De amigos a sócios em franquia da Power Mais
Os jovens Gabriel Borges Reis Paiva e Filipe Renan de Santana Santos fazem parte destas estimativas de jovens que empreendem no franchising. Hoje, eles estão com 26 anos, mas, quando investiram em uma franquia da Power Mais, unidade em Salvador (BA), em 2022, estavam com 24.
Os dois se conheceram ainda no primeiro ano faculdade de Engenharia, em 2016, e desenvolveram uma amizade. As conversas sobre empreender já começaram neste período. “Sempre que tinha a oportunidade, parávamos para conversar sobre o futuro e o que almejávamos para nossas carreiras, com isso, sempre tinha uma ideia de negócio”, conta Gabriel. Na época, eles só não sabiam que iriam para o segmento de energia solar.
Mesmo com o término da faculdade, a amizade se manteve e a ideia de um negócio próprio não foi descartada. Foi Filipe que surgiu, tempo depois, com a oportunidade de sociedade e convidou Gabriel para a parceria. Esta cumplicidade de oito anos ajuda no dia a dia dos negócios, mas cada um tem sua especialidade, embora se envolvam em todas as funções no empreendimento.
“Eu fico na parte de gerenciamento de redes e financeiro, já o Gabriel no controle de qualidade das instalações e suporte do cliente, ambos cuidamos das vendas”, explica Filipe.
Quanto às dificuldades de empreender em parceria, Gabriel acredita que não é muito diferente do que quando se empreende sozinho. “Acredito que um dos grandes desafios de empreender no geral, sendo individual ou em sociedade, é o começo, pois a empresa é como um filho, que no início depende muito dos pais, e é necessário estar disposto a lutar para que a empresa consiga crescer.”
Franquias facilitam a entrada no mundo dos negócios
As franquias se mostram como boas oportunidades de investimento para os jovens pois já são um negócio formatado e seguem um padrão replicável. Além disso, oferecem toda a estrutura e suporte para que a operação seja mais simples.
Geralmente, as franquias se deparam com jovens nestes dois perfis: os que estão em busca de empreender para fugir do tradicional mercado de trabalho, nos moldes CLT, e os que querem ampliar as possibilidades de ganhos com uma segunda fonte de renda.
É o caso dos sócios Gabriel e Filipe. Ambos continuam com trabalhos paralelos. Enquanto Gabriel concilia a franquia Power Mais com uma empresa de manutenção e instalação elétrica, Filipe também trabalha em um grupo de marketing e faz serviços de web e manutenção de computadores.
Soluções sustentáveis têm potencial de crescimento
Um dos principais fatores que impulsionam os jovens a buscar franquias é a afinidade com a tecnologia. Lucien Newton, especialista em franquias e vice-presidente da vertical de consultoria da 300 Ecossistema de Alto Impacto, observa que a geração mais nova é particularmente hábil em usar ferramentas tecnológicas para promover e gerenciar seus negócios.
Entre as diversas oportunidades de investimento, Newton também afirma que existem segmentos promissores que chamam a atenção deste público e que seguem em alta. Entre eles, temos o segmento da Sustentabilidade, que envolve soluções para energia renovável, reciclagem, agricultura urbana e consumo consciente.
Além de ser um mercado em alta, outros pontos da Power Mais despertaram o interesse da dupla de sócios. “A Power Mais possuía, no momento, a relação de franquia mais acolhedora da área, por ser uma empresa com mais de 10 anos de mercado nacional; o fato de não possuir royalties, e da distribuição de ganhos ser feita conforme as vendas forem acontecendo. Tudo isso pesou muito em nossa decisão.”
Desta forma, os dois investiram em uma unidade da franquia, no modelo de negócio home office, mas com planos futuros de migrar para a loja. “Um dos motivos de iniciar também no modo home office é a possibilidade de estar se deslocando para o interior do estado em busca de novos possíveis clientes”, relatam.
A dupla também revela que a Bahia está, cada vez mais, demandando soluções sustentáveis. A tendência, agora, é a criação de mini usinas para atender pequenos negócios e fazendas. E, no quesito residencial, muitos estão migrando dos carros a combustão para o elétrico, o que implica na necessidade de um sistema de carregamento.
Apesar do pouco tempo de empreendimento, a dupla se mostra satisfeita com os resultados e otimista com o futuro, e, ainda, estimula outros jovens a empreenderem. “Começar cedo a ter suas primeiras experiências com negócios e como tudo funciona pode garantir um futuro brilhante, principalmente numa área com o retorno financeiro sendo tão estimulante”, avalia Filipe. Mas, ele reforça que, apesar das vantagens, o perfil investidor tem que ser pé no chão, estudar processos e vendas, e ter energia e criatividade para lidar com problemas inesperados.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.