A Ferrero é uma empresa italiana de chocolates e confeitaria fundada em 1946, com mais de 35 marcas, vendendo seus produtos em mais de 170 países ao redor do mundo e se tornando uma das maiores empresas do setor. No Brasil, presente desde 1994, instalou uma fábrica em Poços de Caldas, Minas Gerais.
Com diferentes propostas e sabores, as marcas Kinder Ovo, Nutella e Tic Tac têm mais pontos em comum do que muita gente imagina ao avistá-las nas prateleiras. Isso porque os produtos integram o grupo Ferrero, que tornou-se um verdadeiro império de bilhões.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De origem italiana, a empresa é chefiada pelo empresário e neto do fundador, Giovanni Ferrero, que tem uma fortuna estimada em US$ 40,2 bilhões, aproximadamente R$ 202 bilhões, pela cotação atual.
Segundo a Forbes, em 2023, o presidente executivo da Ferrero ocupava a 30ª posição no ranking de pessoas mais ricas do mundo. Além da dedicação aos negócios da família, o empresário ainda é romancista e tem diversos livros publicados.
Mas, o foco aqui é na parte doce, já que a Ferrero é considerada uma das maiores e mais conhecidas empresas do ramo de confeitaria e chocolates do mundo. Veja alguns destaques:
- O grupo registrou vendas de US$ 15 bilhões (cerca de R$ 75 bilhões) em 2022;
- Em 2018, a Ferrero comprou por US$ 2,8 bilhões (mais de R$ 14 bilhões) todo o negócio de confeitaria da Nestlé, nos Estados Unidos;
- No Brasil, presente há três décadas, a Ferrero tornou-se a terceira maior companhia do setor de chocolates no País, com unidade de produção em Poços de Caldas, em Minas Gerais, ainda conforme a Forbes.
Mas, nem sempre foi assim
Em 1946, a empresa teve início como uma pequena confeitaria de família na cidade de Alba, na Itália. Nesse período, os irmãos Pietro e Giovanni Ferrero trabalharam juntos para criar os produtos que definiriam a empresa.
Pietro, que é avô do atual presidente da Ferrero, foi o responsável pelo pontapé inicial em busca da inovação e criatividade nos negócios. Ele era chamado de 'o cientista' pelos amigos devido ao trabalho para encontrar novos sabores e texturas na confeitaria. Já seu irmão Giovanni encarregou-se com a estratégia comercial, ajudando a montar uma rede nacional de vendas para que as criações fossem apresentadas e conhecidas por toda a Itália.
Crescimento
Atualmente, com mais de 35 marcas no grupo, a Ferrero foi a primeira fabricante italiana após a Segunda Guerra Mundial a abrir fábricas e escritórios no exterior no setor de confeitaria, transformando a empresa em uma multinacional.
Nesse contexto, a expansão internacional começou de fato em 1956, com a inauguração de uma grande fábrica na Alemanha. Em seguida, a França foi escolhida para receber uma nova instalação. Com isso, o crescimento foi inevitável e seguiu para outros países da Europa, América do Norte e do Sul, África, Austrália e Sudeste Asiático. Os produtos da Ferrero são vendidos em mais de 170 países.
Além da expansão territorial, a Ferrero ampliou o catálogo de marcas e investiu em novos produtos, entre eles Thorntons, Fannie May, Butterfinger, Eat Natural e o produtor de sorvete Wells Enterprises.
"A tradição é como um arco. Quanto mais esticamos a corda do arco, mais longe podemos lançar as flechas da modernidade e da inovação", disse o presidente executivo, Giovanni Ferrero, em texto publicado em 2018.
Hora das avelãs
A partir da ideia de um negócio familiar, que chegou à terceira geração, a Ferrero destaca-se no mercado ao trazer novidades, mas sem esquecer dos ícones que consolidaram o grupo.
Criada em 1964, a Nutella é um dos produtos mais famosos do grupo. Formulada por Pietro Ferrero, o creme de avelã nasceu em meio às incertezas e escassez provocadas pela Segunda Guerra Mundial. Por conta do alto valor do chocolate, o experimento com as avelãs tornou-se uma possibilidade viável, já que os frutos eram abundantes na região de Alba. Para a receita, Pietro precisava de pouco cacau e, assim, conseguiria aproveitar o potencial nutricional e sabor das avelãs. Na época, a criação foi chamada de Super Crema.
Após cinco anos, a Ferrero revolucionou o mercado de doces com a criação do Tic Tac. Inicialmente, as balas eram chamadas de "Refreshing Mints". A mudança do nome só ocorreu um ano depois e foi inspirada no barulho feito pela caixinha quando é aberta e fechada.
Já o Kinder Ovo, criado em 1974, foi inspirado na tradição dos ovos de chocolate oferecidos na Páscoa e gosto das crianças pelas brincadeiras nesse período, como a caça aos ovos.