O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quinta-feira (4) que não vê a possibilidade de mudanças bruscas nos votos dados pelas bancadas dos partidos no primeiro turno de votação da PEC dos Precatórios e acredita na aprovação da proposta, na segunda e última etapa de votação, na próxima semana.
Em entrevista coletiva após reunião de líderes, Lira disse que a PEC volta ao plenário da Câmara às 9h da próxima terça-feira (9), começando com análise dos destaques, para a conclusão do primeiro turno, e depois com a segunda rodada de votação.
O presidente da Câmara disse que não espera um placar apertado na próxima etapa --no primeiro turno foram 312 votos a favor da PEC, pouco acima do mínimo necessário de 308 votos-- porque na votação encerrada nesta madrugada do primeiro turno houve 466 presentes dentre os 513 deputados. Ele disse esperar uma maior presença de votantes na semana que vem.
"A PEC não vai ser enterrada, não vou falar sobre conjecturas", assegurou ele, após ter sido questionado sobre se haveria um plano B para a proposta, tida como fundamental para viabilizar o substituto do Bolsa Família, o Auxílio Brasil de R$ 400 por mês.