Oferecimento

Livro Bege do Fed indica aceleração do crescimento nos EUA

Atividade econômica foi impactada pelo setores de manufatura, construção, vendas no varejo e movimento nos portos do país

4 jun 2014 - 15h55
(atualizado às 16h47)
<p>Símbolo do Federal Reserve (FED), o banco central dos Estados Unidos; Livro Bege da instituição destacou crescimento de moderado a modesto em todas as 12 regiões do banco central</p>
Símbolo do Federal Reserve (FED), o banco central dos Estados Unidos; Livro Bege da instituição destacou crescimento de moderado a modesto em todas as 12 regiões do banco central
Foto: Getty Images

A economia americana ganhou fôlego nos últimos dois meses com a retomada generalizada nos setores de manufatura e construção, o crescimento forte registrado em alguns portos e nas vendas no varejo, informou nesta quarta-feira o Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano.

Publicidade

O Livro Bege do Fed - um relatório sobre a situação econômica dos Estados Unidos – mostrou que houve um crescimento de moderado a modesto em todas as 12 regiões analisadas pelo banco central americano. A mudança é positiva em relação ao documento de abril, quando o inverno rigoroso afetou o desempenho de algumas regiões.

O relatório, preparado pelo Fed de Nova York com informações coletadas até 23 de maio, amplia as evidências do que os membros da instituição disseram acreditar ser um fortalecimento da economia dos EUA.

"Os gastos do consumidor cresceram em todos os distritos, em vários graus", apresentou o relatório. De acordo com o documento, a atividade manufatureira cresceu por toda a nação, especialmente nos distritos de Boston, Nova York, Atlanta e Kansas. O crescimento foi robusto, especialmente, nas fábricas de automóveis e na indústria aeroespacial.

O mercado de trabalho também se expandiu desde a última edição do livro. Cleveland e Chicago aumentaram a demanda por trabalhadores temporários e diversos distritos informaram ter dificuldades para encontrar funcionários capacitados.

Publicidade

Os bancos aumentaram a atividade de empréstimos e donos de navios disseram que os volumes de cargas estavam aumentando nos portos de Richmond e Atlanta.

Um ponto negativo é a venda de imóveis, contida pela oferta limitada nas regiões de Boston, Nova York e Kansas.

Segundo o relatório, a inflação "estaria contida, uma vez que a maioria dos distritos divulgou que tanto os preços de insumos quanto de bens finais tiveram poucas alterações".

Com informações da Reuters e da AP

PIB Mundial: Veja a ranking das maiores economias do mundo em 2013

Fonte: Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se