Percorrer a incrível Overseas Highway, uma das estradas mais lindas do mundo, pode ser o sonho de muita gente ao redor do mundo. Cenário de filmes, séries e desenhos animados, ao longo de quase cem anos, a rodovia se tornou uma das mais conhecidas dos Estados Unidos. Mas, esse grande projeto da engenharia não teria saído do papel se não fosse pela "loucura" de um milionário.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A ideia de conectar o arquipélago, de quase 1.700 ilhas no sul da Flórida, ao continente começou a ganhar corpo graças a um dos grandes empresários norte-americanos do fim do século 19, Henry Morrison Flagler (1830-1913), conhecido como "o Pai da Flórida Moderna".
Com a necessidade de um sistema de transporte sólido para apoiar seus empreendimentos hoteleiros na Flórida, Flagler investiu na construção de ferrovias no que mais tarde seria a Overseas Highway. Estima-se que ele investiu US$ 50 milhões na época.
Construída na primeira metade do século 20, a estrada é formada por 42 pontes e tem cerca de 182 quilômetros, que liga o continente ao arquipélago da Flórida Keys.
A ferrovia criada por Flagler funcionou de 1912 a 1935, quando foi parcialmente destruída pelo Furacão do Dia do Trabalho. Parte da infraestrutura restante foi utilizada para a Overseas Highway. A ‘Estrada sobre o mar’, como é conhecida hoje, foi construída em 1938.
Desde a década de 1950, a Overseas Highway foi remodelada em uma principal rodovia costeira entre as cidades de Miami e Key West. Atualmente, a estrada corta os cinco conjuntos de ilhas, tendo o Golfo do México de um lado e a Baía da Flórida do outro. Embora se possa ter uma vista incrível de cima, em um helicóptero, por exemplo, a melhor maneira de conhecer a ponte é, sem dúvida, de carro.