O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou de "imbecil" quem defende a privatização da Petrobras. A fala aconteceu durante um evento na petrolífera no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, 13.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em discurso em cerimônia de inauguração do Complexo de Energias Boaventura, em Itaboraí, na região metropolitana do Rio de Janeiro, Lula também disse que a Petrobras não serve apenas para dar lucro, mas também para prestar serviço à sociedade.
"Quantas vezes já tentaram privatizar a Petrobras? Quantas vezes tentaram mudar de nome a Petrobras? Quantas vezes disseram: 'temos que vender a Petrobras porque o petróleo vai acabar e vamos ficar com uma empresa que não presta pra nada'? Isso é um bando de imbecil quem fala isso, é um bando de imbecil", disse Lula.
O presidente também afirmou que a Operação Lava Jato, que apontou um enorme esquema de corrupção na estatal, não visava prender corruptos, mas, sim, desmoralizar a petroleira para vendê-la.
"A tentativa [da operação] não era prender corrupto, a tentativa era desmoralizar aos olhos da sociedade brasileira para depois falar: 'Vamos vender'", acrescentou.