Oferecimento

Lula critica salário de CEO da Vale e afirma que companhia está focada em vender ativos

Presidente voltou a questionar privatização da mineradora e disse que empresa deveria investir em pesquisa; petista defendeu ainda política do governo de reajuste do salário mínimo

13 set 2024 - 15h20
(atualizado às 15h44)
Lula fez críticas ao salário do CEO da Vale em evento de inauguração do Complexo de Energias Boaventura, em Itaboraí (RJ).
Lula fez críticas ao salário do CEO da Vale em evento de inauguração do Complexo de Energias Boaventura, em Itaboraí (RJ).
Foto: Ricardo Stuckert / PR

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a privatização da Vale e disse que a companhia, em vez de investir em pesquisa, está focada em vender ativos. O chefe do Executivo também fez críticas ao salário do CEO da empresa. Em 2021, o então CEO da mineradora, Eduardo Bartolomeo, teve uma remuneração anual de cerca de R$ 55 milhões.

"A Vale está melhor agora que foi privatizada ou era melhor quando era uma empresa do Estado brasileiro?", questionou Lula em evento de inauguração do Complexo de Energias Boaventura, em Itaboraí (RJ), nesta sexta-feira, 13.

Publicidade

"O presidente da Vale, que é um CEO, viaja de avião Gulfstream. O José Sergio Gabrielli era presidente da Petrobras e viajava de avião de carreira para todas as viagens que eu fazia. Ele não, tem um Gulfstream, com 18 horas de autonomia, que vai de São Paulo a Moscou, de São Paulo a Xangai", afirmou Lula.

"E sabe quanto ganha hoje o CEO da Vale? R$ 55 milhões por ano. Então fico me perguntando: 'Cadê a bondade dessa empresa privatizada? O que ela trouxe de verdade de lucro para o País? O que a Vale tem produzido de novo?' Nada", comentou o petista. "A Vale, também como a Petrobras no tempo deles, tenta vender ativos. Ao invés de investir em pesquisa, de explorar o tal dos minerais críticos, nós estamos vendendo ativos", acrescentou.

Na avaliação de Lula, o Brasil não pode ser só exportador de commodities, mas tem que aprender a "colocar valor agregado nas coisas que produzimos".

Salário mínimo

O presidente voltou a defender o salário mínimo e rebateu as críticas em relação aos gastos do governo. Segundo o petista, o salário mínimo e a economia brasileira vão crescer.

Publicidade

"Não tem nenhum empresário rico porque ele se fez rico. Quem o fez rico foram aqueles que sujaram a mão na graxa, que trabalharam. O que nós queremos é apenas repartir um pouco do que nós produzimos", disse Lula.

"Quando alguém reclama: 'Mas, Lula, não pode aumentar o salário mínimo porque é inflacionário'. Que desgraça que aumentar o mínimo é inflacionário?", rebateu o presidente. "Aí vem o cara do Banco Central e fala que não pode aumentar o salário mínimo e esse negócio de pleno emprego pode causar inflação", comentou.

"Aqui neste País, historicamente, tudo o que a gente quer fazer, as pessoas falam que vai custar caro", disse. Lula, então, questionou quanto custou paralisar o Complexo Boaventura desde 2018. Segundo o presidente, a economia brasileira, o salário mínimo e a renda do trabalhador vão crescer e a inflação estará controlada.

TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações