O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, adiantou, em conversa com jornalistas, nesta quinta-feira, 27, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve editar a Medida Provisória (MP) com o novo valor do salário mínimo nos próximos dias.
O novo salário será de R$ 1.320, como já havia sido informado pelo próprio presidente. Lula também já tinha demonstrado interesse em assinar o decreto em 1º de maio, Dia do Trabalhador, e essa segue sendo a expectativa.
A fala de Marinho ocorreu após uma reunião com Lula. O ministro disse que o reajuste do salário mínimo será enviado ao Congresso Nacional por meio de medida provisória, "e a política de recuperação permanente, de valorização permanente do salário mínimo irá por projeto de lei".
O projeto de lei citado por Marinho deverá propor que o piso salarial do Brasil seja corrigido anualmente pela inflação acrescido da variação do Produto Interno Bruto (PIB) consolidado - ou seja, de dois anos anteriores. O ministro, porém, não deu detalhes de quando a proposta será enviada ao Congresso.
*com informações da Carta Capital