Lula diz que leilão de arroz foi anulado por 'falcatrua de uma empresa'

Em entrevista no Piauí, ele afirmou que governo vai financiar a produção de arroz em outras regiões, além do Rio Grande do Sul

21 jun 2024 - 11h42
(atualizado às 14h58)
Lula diz que leilão de arroz foi anulado por 'falcatrua em uma empresa'
Video Player

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta sexta-feira, 21, que o leilão de importação de arroz foi anulado pela "falcatrua de uma empresa". Mesmo assim, ele disse que o País terá de comprar o produto para não causar desabastecimento para a população. "Por que vou importar? Porque o arroz tem de chegar na mesa do povo no mínimo a R$ 20 um pacote de cinco quilos. Que compre a R$ 4 um quilo de arroz, mas não dá para ser um preço exorbitante", disse Lula, em entrevista à Rádio Meio, no Piauí.

A decisão de anular o leilão para a compra de arroz importado ocorreu em 11 de junho. Na ocasião, o governo informou que o objetivo era buscar assegurar que as empresas "tenham a solidez que uma operação deste porte exige". O leilão envolvia a compra de 300 mil toneladas de arroz beneficiado.

Publicidade
Lula diz que vai financiar e oferecer direito do pessoal plantar arroz
Lula diz que vai financiar e oferecer direito do pessoal plantar arroz
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

O presidente afirmou também que o governo vai financiar regiões produtivas de arroz de outros Estados brasileiros, além do Sul, para evitar a dependência de apenas uma área. Com a tragédia no Rio Grande do Sul, a produção do arroz foi comprometida. "Vamos, inclusive, financiar áreas de outros Estados, produtivas de arroz, para não ficar dependendo de apenas uma região".

Segundo Lula, o governo vai oferecer uma garantia de preço para que os produtores de arroz não tenham prejuízo. "Vamos financiar e oferecer direito do pessoal plantar arroz", afirmou.

TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações