Oferecimento
Economia

Lula diz que preços não são controlados do 'dia para a noite' e promete 'três políticas de crédito'

Presidente afirmou ter achado um absurdo quando foi informado de que uma caixa com 30 ovos estava custando R$ 40; ele não detalhou medidas para baratear crédito e controlar inflação

20 fev 2025 - 09h18
(atualizado às 09h33)
O presidente Lula, durante evento em Brasília
O presidente Lula, durante evento em Brasília
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, 20, que o governo irá trabalhar para que o preço dos alimentos "volte ao poder aquisitivo do trabalho". Ele afirmou que irá anunciar "três políticas de crédito" para favorecer o pequeno e o médio empreendedor e que a iniciativa será a "maior política de crédito já feita neste País".

Em entrevista à Rádio Tupi FM do Rio, Lula não quis adiantar quais são essas medidas. "Ainda tenho três coisas para anunciar ao povo brasileiro, três políticas de crédito para favorecer o pequeno e médio empreendedor. Será a maior política de crédito deste País. Na minha opinião, o dinheiro tem que circular para gerar desenvolvimento e crescimento", afirmou.

Publicidade

Segundo o presidente, o governo quer que o Brasil exporte, mas os preços dos alimentos cobrados dos brasileiros não podem ser os mesmos das exportações, em meio a um cenário de dólar em alta.

Lula disse ainda ter achado um absurdo quando lhe disseram que uma caixa com 30 ovos estava custando R$ 40. Ele afirmou que, "no momento em que estamos vivendo, não conseguimos controlar os preços do dia para a noite". O presidente voltou a dizer que o "povo vai voltar a comer picanha" e prometeu redução no preço da carne.

O petista afirmou também que a economia brasileira deverá crescer 3,8% em 2024 e que continuará avançando neste e no próximo ano. Segundo Lula, o País está crescendo com a inflação "razoavelmente controlada". Ele disse que o governo terá reuniões com atacadistas para estudar uma forma de reduzir os preços dos alimentos.

TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações