O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou, neste domingo, 3, a Sala de Situação e Monitoramento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Brasília (DF). Na saída, o presidente evitou responder questionamentos da imprensa e saiu do local rapidamente ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Questionado por jornalistas se falaria sobre corte de gastos e outros assuntos, o presidente foi enfático. "Não vou discutir nenhum assunto que não seja educação. Nada. Nem Estados Unidos, nem Venezuela, nem Nicarágua, nem Rússia, nem China. Hoje o assunto é Enem".
Após a declaração, Lula deixou o Inep, por volta das 12h30. Mais cedo, o Ministério da Fazenda informou que a viagem do ministro Fernando Haddad à Europa nesta semana foi cancelada a pedido de Lula. Haddad estará em Brasília ao longo da próxima semana, dedicado aos temas domésticos.
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano acontecem nos dias 3 e 10 de novembro. A edição de 2024 do Enem tem 4,3 milhões de inscritos, dos quais 1,6 milhão são concluintes do ensino médio.
Foram 2,7 milhões isentos da taxa de inscrição. Todos os participantes do Rio Grande do Sul tiveram a isenção garantida, por causa das enchentes que prejudicaram o estado.