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"Lutamos para que as pessoas possam 'colocar seus filhos no currículo'"

Confessionário: dupla de empreendedoras conta sobre consultoria que leva a discussão sobre parentalidade às empresas. Confira o depoimento!

4 out 2022 - 16h53
(atualizado às 17h14)

Camila Antunes, de 39 anos, e Michelle Termi, de 37, são mães e profissionais que sentiram na pele como o mercado de trabalho pode ser cruel com mulheres que engravidam. Pensando em mudar esse cenário, elas criaram a consultoria Filhos no Currículo, que dá treinamento a empresas para que elas se tornem um ambiente mais empático, justo e acolhedor.

Foto: Patrícia Canola/Divulgação / Bebe.com

Camila atuava como pedagoga antes de se tornar mãe da Isabel e do João e de começar a empreender. Michelle também tem dois filhos, Thomas e Alex, e é da área de Comunicação e Marketing, especialista em Equidade de Gênero e Top Voice do LinkedIn 2022. Aqui, elas contam sobre como a Filhos no Currículo começou e quais são as principais conquistas e os desafios dessa jornada. Confira, a seguir, o depoimento delas:  

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"Nos conhecemos de forma super descompromissada, por mensagem no Instagram. Nós duas compartilhávamos da mesma dor de conciliar filhos e carreira e decidimos que, juntas, queríamos mudar esse cenário, desconstruindo vieses sobre o tema e contribuindo para que as empresas se tornem lugares melhores para as pessoas entrarem, estarem e crescerem.

A Filhos no Currículo nasceu no final de 2018, depois de notarmos a conexão das nossas histórias e percebermos que essa também é a realidade de milhares de mães. Quisemos, então, lançar a consultoria para sermos parceiras de parentalidade das organizações, contribuindo para a criação de ambientes de trabalho pró-família.

Nossa missão é criar um mercado de trabalho em que filhos e carreira possam coexistir de maneira sustentável, e lutamos diariamente para que as pessoas possam 'colocar seus filhos no currículo' com orgulho e sem receios, afinal, eles somam em nossas vidas e carreiras.

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Foto: Hinterhaus Productions/Getty Images / Bebe.com

Em busca de um mercado consciente e acolhedor

Quando existe um ambiente de bem-estar e cuidado à família nas empresas, o índice de satisfação no trabalho aumenta e, consequentemente, o engajamento desses profissionais também. Por meio de trilhas de conteúdo, palestras, workshops, grupos de apoio e os nossos Programas de Parentalidade Corporativos, promovemos apoio individual, pertencimento, e fixamos no DNA das empresas uma cultura de acolhimento para figuras parentais, tendo um time de gestão da parentalidade, em alinhamento com a agenda ESG das organizações.

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Nós partimos da ideia de sensibilizar e conscientizar pessoas e empresas da potência da chegada dos filhos na carreira e na vida, ampliando o repertório de todos. Escutamos muito o mercado, realizamos pesquisas e estudos para trazer dados e clareza às necessidades. Depois de três robustos estudos de parentalidade , percebemos que um ambiente de trabalho amigo da família é um espaço em que políticas, processos e pessoas andam em sintonia, sendo preciso criar uma solução de mercado que considere essa tríade (que é a base dos Programas de Parentalidade da Filhos no Currículo).

O impacto da Covid-19

A pandemia foi um divisor de águas na nossa operação e representou um despertar para muitas empresas em relação à necessidade de investimento na pauta da parentalidade. As 'paredes' (que nunca existiram) entre 'vida pessoal' e 'vida profissional' desmoronaram e ficou ainda mais claro que era necessário cuidar da saúde emocional dos colaboradores para maiores índices de engajamento no trabalho.

A nossa atuação começou a repercutir organicamente entre as empresas preocupadas em evitar o burnout parental em tempos de isolamento, sem rede de apoio, e isso foi se estendendo e crescendo em todos os momentos subsequentes (com o retorno ao trabalho presencial, a implementação dos trabalhos híbridos e as mudanças estruturais das empresas pós-pandemia). Todo esse movimento de reestruturação da forma com que se enxerga o trabalho faz com que seja cada vez mais necessário o apoio de uma consultoria como a nossa.

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Foto: Wan/Raw Pixel / Bebe.com

Como funciona esse direcionamento

Nosso trabalho é voltado para empresas. Elas levam nossos conteúdos e treinamentos para seus colaboradores, que em sua maioria são pais e mães (ou outras figuras parentais), lideranças, o time de gestão da parentalidade e a área de Recursos Humanos. Do outro lado, dialogamos com mais de 80 mil pessoas que acessam gratuitamente nossos conteúdos através das redes sociais e canal próprio de podcast (patrocinado por marcas apoiadoras da causa). Então, nossa filosofia se expande também da porta para fora.

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Além disso, temos a campanha #Filhosnocurrículo, com objetivo de sensibilizar e engajar a sociedade na desconstrução dos pensamentos sobre Filhos & Carreira. Uma vez por ano, a gente convida pais, mães e empresas a assumirem com orgulho os filhos no currículo e no DNA empresarial.

Começamos em Outubro de 2021, declarando esse valor no LinkedIn e incentivando a se espalhar numa rede social corporativa. A estratégia foi pensada para incentivar as empresas a incluírem programas de parentalidade corporativos para sustentar a pauta ao longo do ano. A campanha contou com mais de 20 organizações que se comprometeram a amplificar a mensagem internamente e nas redes, e teve mais de 40 mil interações com a hashtag.

Impactos positivos para todos

Percebemos, nesses 4 anos, uma mudança e um interesse crescente em relação à pauta da parentalidade. A pandemia afetou as relações de trabalho e com isso o assunto filhos e família passou a fazer parte da rotina das empresas.

Falar desse assunto é um caminho sem volta, que gera impactos positivos para todos: crianças, pais, mães, empresas, sociedade. A maturidade das empresas vem mudando bastante. Tem aquelas que iniciam a conversa por meio de sensibilizações feitas em datas comemorativas. Outras que já estão prontas para revisitar completamente suas políticas e seus benefícios, a fim de sustentar a pauta da parentalidade por todo o ano.

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Para cada um desses perfis, temos soluções alcançáveis por meio dos nossos conteúdos, trilhas de conhecimento, rodas de conversas mensais, entre tantas outras. Então sinto que quem chega até nós já passou por alguma etapa interna de entender e acolher essa necessidade na empresa, e sentir a real vontade de mudar.

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Foto: jacoblund/Thinkstock/Getty Images / Bebe.com

Aos poucos as mudanças acontecem

Gostamos de pensar que este é um assunto que está crescendo a cada dia, e acreditamos que a tendência é que, no futuro, nem precisemos mais defender que filhos são potência e não barreira na vida das pessoas. As mudanças estão acontecendo,  não na velocidade em que gostaríamos, mas é preciso destacar as boas práticas e iniciativas que já acontecem em algumas empresas.

Um exemplo é o crescimento que tivemos na procura de ações voltadas para pais, e o desejo dos homens de participar ativamente da vida de seus filhos. Outra medida importante é observar o aumento no número de empresas que adotam a licença parental universal (igual para pais e mães), como forma de estabelecer maior equidade de gênero. Essa é uma medida capaz de mudar e muito a realidade do mercado de trabalho. Por isso, a Filhos no Currículo segue com a sua missão de conscientizar e despertar todos para esse tema."

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