As críticas feitas nas últimas semanas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Banco Central (BC) foram bem vistas pela maioria dos eleitores que votaram em 2022 no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira, 10, aponta que 51% daqueles que votaram em Bolsonaro concordam com as falas de Lula contra o BC, enquanto 36% não concordam. Outros 13% não souberam ou não responderam. Já entre os eleitores de Lula, 77% disseram concordar e 16%, não.
Dois terços dos entrevistados (66%) responderam concordar com as afirmações de Lula contrárias à política de juros para a instituição, enquanto 23% discordam e 11% não sabem ou não responderam.
Críticas de Lula ao BC
O presidente Lula tem criticado em quase todas as entrevistas que participa à postura do Banco Central em relação aos juros e de seu presidente, Roberto Campos Neto.
Diante da última decisão do Copom de manter a taxa básica de juros a 10,50%, Lula passou a dar mais entrevistas nas últimas semanas e centralizou as críticas no presidente do BC, a quem ele considera que "tem um viés político".