A Receita Federal informou nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, que identificou 25.126 investidores em bitcoins que não declararam o criptoativo na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) do ano passado, totalizando R$ 1,06 bilhão. Segundo o Fisco, os dados foram coletados por meio de técnicas tradicionais e inteligência artificial.
Em comunicado, a Receita declarou que vai realizar uma ação de "estímulo à autorregularização" dos dados, "incentivando a conformidade, sem a imposição de multas que são devidas no caso de abertura de procedimentos fiscais".
O Estado de São Paulo concentra o maior número de pessoas que não declararam o investimento (8.635), seguido por Rio de Janeiro (2.912), Minas Gerais (2.078), Rio Grande do Sul (1.730) e Paraná (1.435). O órgão, no entanto, ressalta que identificou não-declarantes do investimento em todas as unidades da federação.
A receita também identificou 181 residentes no exterior que não declararam seus criptoativos. Com base nas declarações do IRPF entregues em 2023, são registros de 237.369 investidores em bitcoins fora do País, com um montante acumulado de R$ 20,5 bilhões.
*Com informações do Estadão Conteudo