Oferecimento

Mantega: Decisão do Fed de manter juro baixo "não muda nada"

Mercados emergentes temem que juros mais atrativos façam os investidores migrarem para os Estados Unidos

18 set 2014 - 15h10

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou nesta quinta-feira que o fato de o Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, ter reafirmado a promessa de manter as taxas de juros perto de zero por um período considerável "não muda nada".

Consumidores trocam real por dólar em casa de câmbio no Rio de Janeiro, em agosto de 2003. 04/08/2003
Consumidores trocam real por dólar em casa de câmbio no Rio de Janeiro, em agosto de 2003. 04/08/2003
Foto: Bruno Domingos / Reuters

"Nós estamos em um cenário de desaceleração da economia mundial. Europa, China e Japão não estão com resultados bons. Então eu acredito que continuaremos ainda tentando superar essa recessão, por isso ao meu ver não modifica a velocidade de ajuste da taxa de juros norte-americana", disse o ministro ao ser questionado sobre as implicações da decisão do Fed.

Publicidade

Os mercados emergentes temem que, com os juros mais atrativo, os investidores migrem para os Estados Unidos e que isso pressione, por exemplo, o dólar e as exportações.

Na quarta-feira, o Fed ainda divulgou projeções que sugerem que poderá elevar o custo dos empréstimos de forma mais acentuada do que se pensava há alguns meses.

Para Mantega, o ajuste da taxa de juros norte-americana pode acontecer no próximo ano, "sujeito a confirmação da recuperação da economia" do país.

Com informações da Reuters e da Agência Brasil

Publicidade
Fonte: Terra
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações