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MEIs: início da obrigatoriedade de emissão de nota fiscal eletrônica é adiado; entenda

Prazo para a emissão obrigatória do registro de prestação de serviço foi alterado para 1º de setembro

3 abr 2023 - 09h17
(atualizado às 09h45)
MEIs: início da obrigatoriedade de emissão de nota fiscal eletrônica é adiado; entenda
MEIs: início da obrigatoriedade de emissão de nota fiscal eletrônica é adiado; entenda
Foto: Reprodução/Adobe Stock

O prazo para a emissão obrigatória da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) para serviços prestados por microempreendedores individuais (MEIs) foi adiado. Marcado para começar nesta segunda-feira, 3, a obrigatoriedade foi alterada para entrar em vigor a partir de 1º de setembro.

A NFS-e é um documento digital gerado e armazenado eletronicamente pela Receita Federal ou pela prefeitura municipal para documentar as operações de prestação de serviços por uma pessoa jurídica em troca de pagamento.

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Atualmente, as notas fiscais são emitidas nos portais das prefeituras. Assim, cada município tem um passo a passo para a emissão, o que pode causar confusão principalmente para os mais novos empreendedores.

A partir da mudança, a nota fiscal terá um padrão nacional, trazendo mais facilidade no processo. A nota é obrigatória para serviços prestados para pessoas jurídicas; para pessoas físicas, é opcional.

Como emitir a NFS-e?

Apesar de ainda não ter se tornado obrigatória, a nova ferramenta já está disponível desde o início do ano. Para acessá-la, é preciso fazer o cadastro no Portal Nacional de emissão de NFS-e para gerar um código e uma senha. O Sebrae elaborou um documento com o passo a passo para o cadastro e a emissão.

Há duas opções para emitir a nota fiscal de serviço: através do aplicativo ou pelo aplicativo no próprio portal gov.br.

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Mais informações pelo telefone 0800 570 0800.

Fonte: Redação Terra
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